Minha lista de blogs

domingo, 10 de abril de 2011

MENINO DE APARTAMENTO VISITA UMA CASA - Raquel de Queirós





   MENINO DE APARTAMENTO VISITA UMA CASA - Raquel de Queirós
Amanheceu aberta uma rosa, uma rosa grande e rubra, na roseira do meu jardim. Modesto jardim à moda antiga, um pedaço de grama, um pé de manacá, um coqueiro-anão, um jasmim-do-cabo, algumas roseiras. Nem jardim propriamente é. Mas para o meninozinho que nasceu num decimo-primeiro andar, que tem pai comerciário e mãe oficial-administrativo - para aquele garoto o meu jardim é um parque, um reino.  Ele mal  foi saltando do carro, juntou as mãozinhas e disse que lá estava um balãozinho de papel encarnado em cima daquela planta. A mãe, que tem habitos pedagógicos, logo explicou que aquilo era uma rosa numa roseira. O menino entretanto nãoconcordou, disse que só se era então um "balão de roseira". E quando insistiram que se tratava de uma flor, o rapaz perdeu apaciência: "Flor é pequenininho, e só dá na feira". Nativo da zona sul, é natural que pense que as flores e os legumes nascem nas bancas. 
Depois entrou em casa: entrou e parece que não gostou ou não entendeu. Foi perguntando onde é que ficava o elevador. E sabendo  que não havia elevador, indagou como é que  se ia para cima. Nós explicamos que não havia  lá em cima. Ele ficou completamente perplexo e quis saber onde é que o povo morava. E não acreditou direito quando lhe afirmamos que não havia mais povo, só nós. Calou-se, percorreu o resto da casa e as dependências; se aprovou, não disse. Mas, à porta da sala de jantar, inesperadamente, deu com o quintal. Perguntos se era o Rssel. Perguntou se tinha escorrega, se tinha gangorra. Perguntou onde é que estavam "os outros meninos". Claro que achava singular e, até, meio supeito aquela porção de terra e ávores sem ninguém dentro.
Todas essas observações, fê-las ainda do degrau da sala. Afinal, estirou tentativamente a ponta do pé, tateou o chão, resolveu explorar aquela floresta virgem. 
.
De "100 Crônicas Escolhidas" de Raquel de Queirós. 
.
Pesquisa e postagem > Nicéas Romeo Zanchett
http://gotasdeculturauniversal.blogspot.com/

Um comentário: