Minha lista de blogs

domingo, 3 de abril de 2011

O ANJO DA NOITE - Cecília Meireles





                                                   O ANJO DA NOITE 
O guarda noturno caminha com delicadeza, para não assustar, para não acordar ninguém. 
Lá vão seus passos vagarosos, cadenciados,cosendo a sua sombra com a pedra da calçada.
Vagos rumores de bondes, de ônibus, os últimos veículos, já sonolentos, que vão e voltam quase vazios. O guarda noturno, que passa rente às casas, pode ouvir ainda a música de algum rádio, o choro de alguma criança, um resto de conversa, alguma risada. Mas vai andando. A noite é serena, a rua está em paz, o luar pôe uma névoa azulada nos jardins, nos terraços, nas fachadas: o guarda-noturno para e contempla.
À noite, o mundo é bonito, como se não houvesse desacordos, aflições, ameaças. Mesmo os doentes parece que são mais felizes: esperam dormir um pouco à suavidade da sombra e do silêncio. Há muitos sonhos em cada casa. É bom ter uma casa, dormir, sonhar. O gato retardatário que volta apressado, com certo ar de culpa, num pulo exato galga o muro e desaparece; ele também tem o seu cantinho para descansar. O mundo podia ser tranqüilo. As criaturas podiam ser amáveis. No entanto, ele mesmo, o guarda-noturno, traz um bom revolver no bolso, para defender uma rua...
E se um pequeno rumor chega ao seu ouvido e um vulto parece apontar da esquina, o guarda-noturno torna a trilhar longamente, como quem vai soprando um longo colar de contas de vidro. E recomeça a andar, passo a passo, firme e cauteloso, dissipando ladrões e fantasmas. É a hora muito profunda em que os insetos do jardim estão completamente extasiados, ao perfume da gardênia e à brancura da lua.  E as pessoas adormecidas sentem, dentro de seus sonhos, que o guarda-noturno está tomando conta da noite, a vagar pelas ruas, anjo sem asas, porém armado. 
 .
Quadrante 2 , de Cecília Meireles. 
Post: Nicéas Romeo Zanchett


7 comentários:

  1. É uma poesia que ficou em minha mente desde muito muito tempo, minha professora da 7ªserie, nos deu esse texto, para interpretar e comentar, eu tive uma empatia muito grande com essa, que na minha opinião é uma verdadeira Obra Prima, pois relata a rotina de uma pessoa que poucos viam, mas que realizava um trabalho importante, e o fazia com grande esmero, conforme descrito.

    Minha gratidão à Essa Grande Escritora e Poetisa por sua enorme contribuição à nossa cultura tão carente nos tempos atuais.
    Tambem agradeço ao ao autor dessa postagem, Nicéas Romero Zanchett.

    ResponderExcluir
  2. Esse texto nos remete para uma realidade oportuna,onde os problemas diversos se perdem no meio da noite.

    ResponderExcluir
  3. Cecília Meireles escrevia com uma sensibilidade que emocionava e emociona gerações.

    ResponderExcluir
  4. Para mim ė como se eu estivesse realmente vendo a cena e sentindo a paz que ė ter proteção e paz a noite as pessoas ficam em casa espero que Deus nos proteja sempre eu lia quando eu era uma criança amo essa história

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tambem amo essa historia e sinto como se estivesse sentindo a paz da noite

      Excluir
  5. Um texto exemplar, lembro quando minha professora do 1 ano do ensino médio passou , nunca mais esqueci, um texto que nós trás uma paz uma harmonia,e contempla a natureza.

    ResponderExcluir