Minha lista de blogs

domingo, 3 de abril de 2011

ONIPRESENÇA - Armando Nogueira





                                                    ONIPRESENÇA 
A imprensa uruguaia passara a semana inteira a falar do grande jogo, destilando otimismo. Fazia uma única adverttência: que o Peñarol tivesse cuidado com Pelé, que o marcasse de perto - e aí estaria a fórmula da vitória certa.  Em Buenus Aires, entre duas bombas e uma greve dos quarteirões de Nuñez, os jornais exaltavam a escola do Rio da Prata, destacando, contudo, que era preciso ter todas as atenções concentradas em Pelé. Uma vez bem marcado, Pelé estaria sem condições para golear e, certamente, ganharia o Peñarol.
No hotel, em Buenus Aires, antes de tomar o ônibus para o estádio do River Plate, o técnico Bela Gutman recomendou: cerquem o Pelé e ganharemos. No vestiário, quase à hora de entrar em campo, o time do Peñarol foi convocado a um canto pelo técnico Bela Gutman: 
-Você, zagueiro-direito, só tem uma tarefa, hoje: marque o Pelé naquelas entradas  dele pela meia esquerda. A cobertura será feita pelo zagueiro-interior-esquerdo. O esquema é infalível.
Adiante, Bela Gutman chamou o zagueiro-interior-esquerdo: " Você hoje só precisa fazer uma coisa: marque o Pelé naquelas entradas pela meia direita. A cobertura é do zagueiro-direito. 
O zagueiro-direito, por sua vez, será coberto pelo lateral toda vez que Pelé entrar pela meia."  
Bela Gutman chamou o goleiro: "Você fica de olho nas bolas pingadas na pequena érea: cuidado com Pelé que é perigoso nas cabeçadas. Com outros, não precisa se preocupar; bloqueie sempre os saltos do Pelé.  
Chamou, por fim, os dois apoiadores e pediu que ajudassem os quatro zagueiros na missão um tanto incômoda, reconhecia, de marcar Pelé. Incômoda, mas não impossível. Afinal de contas, Pelé não tem nada de super-homem. Basta marcá-lo com cuidado, com rigor, mobilizando as melhores energias de time que ele ficará imobilizado. 
Tudoperfeito, tudo asentado, o Exército Argentino conjugado ao Exército Uruguaio, com a cobertura da Marinha e da Aviação. Jogo lançado, Pelé marcado, Pelé marcadíssimo, Pelé ultramarcado, Pelé cercado, Pelé agarrado, Pelé derrubado, Pelé sufocado. 
Bola na área, gol de Pelé. 
.
De Armando Nogueira - Na Grande Área. 
Armando Nogueira, jornalista e cronista esportivo, nasceu em Xapuri em 14 de janeiro de 1927 e faleceu no Rio de Janeiro em 29 de março de 2010. A ele minha homenagem. 
Nicéas Romeo Zanchett

Nenhum comentário:

Postar um comentário